Início arrow Quem Somos
Sexta, 26 Maio 2017
Quem Somos

 

estudio12001_400
Estamos sediados na cidade branca, pérola Alentejana. Gostaríamos de ser a Rádio mais ouvida do mundo porque nascemos, e a nossa missão é comunicar, comunicar!... Ajudar as pessoas na caminhada, fazer felicidade, descobrindo caminhos, horizontes novos... Não queremos ser ilhas, pois temos s certeza do valor da comunicação entre as pessoas.

Queremos acordar para os valores deste novo mundo, virado para a comunicação e partilha, nesta aldeia global que somos.

Somos um grupo pequenino que nasceu em 1984, e agora já somos muitos, muitos!... Já disseram que somos o maior do género no Alentejo! Mas... uma coisa é certa: queremos crescer mais, mais!...

 

O PASSADO DA RÁDIO DESPERTAR 

 Antes era assim...

    Foi uma vida de sangue suor e lágrimas, poder-se-ia dizer, mas sempre com grande optimismo.
Começou sem quaisquer meios materiais, mas com muitos meios humanos em potência. Tudo levou a iniciativas de todo o género para fazer face às dificuldades que foram surgindo ao longo do tempo. Criámos uma LIGA DE AMIGOS que tem sido um suporte precioso e que está aberta a todos. A ela têm aderido muitas centenas de pessoas que partilham os ideais da Rádio Despertar, espalhadas por todo o Alentejo e não só.

Conscientes de que o caminho se faz caminhando, este tem sido o nosso lema.
Começou como " pirata" e assim viveu durante mais de seis anos. Foi uma boa experiência de aprendizagem. Durante vários anos as pessoas que nela trabalharam o fizeram por amor à arte e à camisola. Hoje em dia tem muitas pessoas - jovens, professores, médicos, advogados, e outras profissões - que dão, gratuitamente, à sua Rádio algumas horas de trabalho semanal.
Queríamos acentuar que esta Rádio nasceu com uma filosofia bem demarcada: - Valorizar, a todos os níveis, ocupando os tempos livres aos jovens, tirando-os de tudo aquilo que os pudesse meter no mundo da droga e quejandos. Temos consciência que muito foi feito, e ainda hoje a Rádio Despertar é uma porta que se abre aos jovens e para eles o fascinante mundo da comunicação.
Tudo começou na Igeja de Santa Maria em Estremoz de onde se fizeram as primeiras transmissões da Eucaristia Dominical, através de meios técnicos muito reduzidos. A partir daí os jovens da paróquia começaram a transmitir algumas músicas da sua preferência em pequenos períodos de tempo, usando para tal apenas um gira discos e um microfone, falando no intervalo da colocação de cada disco no prato. à medida que a ideia toma outra dimensão tornou-se necessário arranjar um espaço adequado para aquela iniciativa, e foi então que se adaptou uma sala situada no piso superior da igreja que ficava no acesso ao sino. Aí foram construídos dois estúdios já com o equipamento melhorado e possível na altura. As emissões tomaram novo carácter, agora um pouco mais a sério. Durante alguns anos foi assim, os jovens da cidade em rumo à Igreja de Santa Maria para realizar, à sua maneira, o seu programa de rádio, tudo de uma forma gratuita e apenas com o intuito de realizar o seu desejo de comunicação, seguindo os ideais com que esta Rádio se criou: A verdade, a honestidade, a amizade e a seriedade.
Este projecto cresceu, e a mudança de instalações tornou-se imprescindível. Na Rua Serpa Pinto em Estremoz, foi completamente remodelada a casa nº 22 e aí, já oficialmente legalizadas, são hoje emitidas diariamente 24:00 h de Rádio na frequência de 94.5 FM.

 O PRESENTE DA RÁDIO DESPERTAR

 

estudio14001_400
    É o comum e nunca vulgar e monótono de um orgão de comunicação social. Estamos sempre inquietos e à procura da última moda. Nunca estamos nem estivemos satisfeitos com o que fizemos, diariamente.Queremos sempre mais. Não nos queremos acomodar ...

isso seria a mediocridade que em nós nunca deixaremos que se instale. Estamos optimistas, já que fomos apelidados de " os mais ouvidos" no distrito de Évora. Isso deixa-nos felizes! Queremos continuar, com esforço e luta a ter o nosso papel no engrandecimento de Estremoz e do Alentejo.
Emitimos 24:00h diárias em 94.5 FM estéreo, para todos aqueles que nos querem ouvir. Os nossos programas são variados e pretendem agradar à audiência própria de uma Rádio como esta, a nossa informação debruça-se sobretudo sobre as questões do nosso Alentejo, não descurando porém dos destaques nacionais. A nossa maior satisfação é o feed back que nos chega desde Castelo Branco, passando por Portalegre, Évora e chegando até Beja. O mesmo se passa em algumas zonas do Ribatejo. O carinho com que os nossos ouvintes nos tratam dá-nos força e coragem para fazer mais e melhor. Para eles o nosso profundo reconhecimento.

 

 RAZÕES DA SUA EXISTÊNCIA

 

estudioa7001_400
A Rádio Despertar revela-se muito mais importante     Se o conhecimento e a informação são unanimemente essenciais para o desenvolvimento da nossa " Aldeia Global", podemos constatar da força e da importância da rádio nos dias de hoje, acrescida ainda quando exercida por rádios locais, que emanam das necessidades sentidas pelas populações da região e que a elas se destinam.

A Rádio Despertar revela-se muito mais importante por:

 

  • Contribuir para a manutenção de um projecto de rádio que, segundo as sondagens não oficiais e o que é voz corrente, é a mais ouvida no Alto Alentejo e segundo sondagens publicadas em revistas e jornais está situada entre as 20 e as 30 mais ouvidas em todo o país;
  • Localizar-se numa das regiões menos desenvolvidas de toda a União Europeia, contribuindo de forma eficaz para o seu desenvolvimento através da informação, do debate de ideias e da divulgação dos produtos, das gentes e dos valores dessa mesma região;
  • Ser um projecto evoluído tecnologicamente, evidenciando a capacidade de modernização que a região revela possuir;

PLANOS PARA O FUTURO :

 

dsc01999_400
O futuro da Rádio Despertar está nas mãos dos Directores, dos funcionários, dos ouvintes, dos anunciantes e dos amigos que vêm no nosso trabalho um trabalho sério. Uma coisa nos anima: Servir. Os outros são a razão da nossa existência. Contamos com todos aqueles que têm visto e continuarão a ver algo de bom que é e tem sido sempre, no Alentejo, a Rádio Despertar - Voz de Estremoz.
A nossa filosofia em todas as atitudes é: Amar, servindo as pessoas, mas denunciando e atacando, para corrigir os erros que as pessoas cometem.